sexta-feira, 22 de junho de 2012

Conhecendo a si mesma!



A aventura de conhecer a si mesmo – o “nosce te ipsum”, como se diz em latim – é um desafio vivenciado por todos nós. A cada dia de vida se aprende coisas novas sobre si mesmo – ou pelo menos se deveria aprender. Eu mesmo penso em quem sou eu todos os dias. Que sou eu como profissional, que pai sou eu, que marido sou eu... e assim por diante. Afinal, aprender sobre si não é mesmo fácil.

E tudo isso começa com conhecimentos muito básicos que estou vendo agora na Clara. É mágico, agradabilíssimo e quase indescritível ver como a neném aprende coisas novas sobre si. Atualmente ela descobriu seus braços. E olha, posso dizer com sinceridade, ela não consegue se controlar. A vontade de mexer os bracinhos é tão grande que parece que vai  sair voando... e quando ela encontra as mãozinhas diante dos olhos! O próximo passo e começar a mascar os dedinhos... isso gera para ela uma satisfação perceptível. Agarrar coisas é uma das atividades mais apreciadas.

E os pés? Estes são novos para ela. Deixá-la sem as meias faz com que ela esfregue um pezinho no outro com muita ênfase... mas com a sensibilidade da sola, ela faz cócegas em si mesma, e logo separa os pés, para em seguida recomeçar o esfrega...

Outra descoberta é própria voz... o gritinhos, resmungos longos e risos... são as novas formas de comunicação... todas estas aprendizagens são fascinantes... e sabemos que não acaba aqui!!!

Um comentário:

Lívia disse...

Adorei seu blog! Encontrei sem querer fazendo uma busca no google sobre papais que trocam fralda! :)