quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A hora do banho



O momento do banho é tão importante, mas também dá um medo no começo. Porém, depois de tirar a fralda e limpar o bebê, colocar na água e dar o banhozinho bem gostoso é sopa.


 Banho de bebê costuma vir acompanhado de trilha sonora - ou seja, muito chororô. Uma das explicações, segundo especialistas, é que, quando os pequeninos entram em contato com a água, logo se lembram do meio aquático do útero, um lugar fechado, escuro, quente e seguro. Quando percebem que estão em um ambiente claro, menos aquecido e aberto, ficam tensos.

A Clara agora toma banho ouvindo música. Foi mais uma alternativa que encontrei para diminuir o berreiro que ela fazia nessa hora. Era até fofo de ver... Agora, enquanto vou tirando a roupinha dela e conversando, já coloco a música. Quando entra na banheira ela fica mais quietinha (isso não quer dizer que ela não cante junto com a música, ou melhor, grite com a música – ás vezes).

É só manter a calma que ela se sente mais a vontade e segura. Claro que a banheira ajuda. Compramos uma um pouco grande. Agora começamos a usar o tal balde usado para dar banho em bebês. Pela teoria vai deixá-la mais calma. E isso eu já percebi pelo trato na banheira mesmo. Quando a bebê se sente mais segura, ela não chora, mas dependendo da posição que está, se não pode segurar em nada, fica bem nervosa. 

Confesso que gostei da experiência do balde no que se refere a ela ficar calma e tranquila e aproveitar bem o banho. Mas a lei da física diz que dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo, pense então como colocar um corpo duas mãos e dois braços... meio difícil, mas superado.

É um momento bem divertido. Não posso acompanhar todos os dias, pois nem sempre chego a tempo, mas quando consigo aproveito muito. Quem tiver dicas, não se envergonhe em me dar...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Trocar fraldas


Eis a experiência sobre trocar fraldas. Você já fez isso alguma vez? Certamente os papais e mamães que acompanham o blog já fizeram. Talvez alguns titios ou irmãos também já tenham feito. Alguns novatos no clube podem estar quase chegando lá. A verdade é que trocar fralda sempre me deu medo. E pelo que vejo entre os amigos, dá muito em muita gente.


E o medo de achar nojento demais? E o medo de segurar muito forte e machucar a criança, ou segurar fraco demais e ela escapar? E se eu me atrapalhar inteiro com tudo? A questão é que como não posso amamentar, a parte que me cabe a noite ou quando ela acorda chorando, pouco antes da amamentação é a troca das fraldas. Nada mais justo do que compartilhar com vocês!

Não tem segredo! Coloca o bebê no trocador, deixa o lenço e a fralda nova por perto (talvez tivesse segredo quando as fraldas não eram descartáveis – coragem dos nossos pais), tira a roupinha, tira a fralda suja, dobra para o descarte, limpa tudo com o lencinho (se o bebê fizer alguma manifestação de funcionamento intestinal ou da bexiga, nem se preocupe é só limpar mais um pouco. Colocar a fralda limpa, colar de uma lado e outro, colocar a roupa de novo e pronto, já tem um novo bebê!
Eu fiquei impressionado comigo mesmo. Primeiro porque ninguém me pediu para trocar a fralda. Chegou a hora eu fui lá e fiz. Depois, foi muito mais fácil do que imaginei e nada traumático. Detalhe, eu aconselho conversar com o bebê durante a brincadeira... é importante para criar um clima de tranquilidade. A minha filha, por exemplo, não gosta muito dessa história de ficar peladinha esperando uma nova fralda. Conversando com ela tudo fica mais fácil e ela nem chora (muito).

No blog "Feliz vou esperando" encontrei esse comercial de fraldas de Israel... achei bem interessante a fiquei pensando no trabalho que deve ter dado e quantas fraldas foram trocadas até o final das gravações...