domingo, 16 de outubro de 2011

Como as pessoas gostam de complicar!


É impressionante como as pessoas gostam de complicar as coisas, em especial os nomes das crianças! Nós escolhemos o nome da Clara pensando na facilidade, simplicidade e beleza que o nome tem por si, e todos para quem contamos o nome acham muito lindo e concordam com a força dele.

Mas tem uma parcela das pessoas, que mesmo achando lindo, ainda quer saber se não esquecemos uma parte do nome, como Ana Clara, Maria Clara, Clara Maria e outros assim. Mas qual é o problema com nomes únicos. Além de eu ter um pouco de resistência com os nomes compostos, que no caso da Clara, somados com os vários sobrenomes daria uma linha inteira de uma folha de caderno, ainda acho que cada nome tem sua beleza particular e individual.

Além do que, vejo pouquíssimas pessoas que obedecem ao nome composto das pessoas. Tem muitas Ana Júlia, que são chamadas de Ana, ou de jú, ou de anajú. E quantos José Carlos, que viram Zeca, Carlos, Zé... Se as pessoas já não respeitam e nós não gostamos muito dos compostos, então é melhor ter a preciosidade de um único nome. Mesmo que ainda tenhamos os ousados que nos perguntam se esquecemos de alguma parte do nome.               

Habemus nome!


Depois de pensar, analisar e ouvir já temos uma decisão quanto ao nome da nossa menina. Pensando no nome simples, fácil de entender e gravar, ao mesmo tempo forte e que prenuncie a docilidade e feminilidade de uma menina preciosa. Então, definimos que o nome da nossa princesa será Clara.

Além do significado latino do nome, brilhante, tem todo o significado agregado ao nome por ter também pertencido a uma santa especial, da igreja católica, que tem importante papel e inspiração em nossas vidas. A filha de pais que por muito tempo viveram a experiência da espiritualidade franciscana, de São Francisco de Assis e também de Santa Clara, que seguiu a mesma espiritualidade, e com muita alegria ensinou a simplicidade, a coragem e tantos outros atributos. Já lemos muitas coisas desta santa, desta mulher admirável.
Então, quando pensando neste nome, não pensamos necessariamente em santidade, mas pensamos neste exemplo de mulher que está com ele. Além de Santa Clara, temos uma amiga muito especial com esse nome, que transmite boas sensações.

Acho que a escolha de todos os nomes passa muito pela experiência que os pais tem com o nome que será dado para a criança. Até hoje não vi ninguém que dissesse ter escolhido o nome do filho com base em um nome que não gosta, acreditando tão somente que o filho em questão será diferente da experiência que eles têm com aquele nome. Engraçado!