sexta-feira, 22 de junho de 2012

Conhecendo a si mesma!



A aventura de conhecer a si mesmo – o “nosce te ipsum”, como se diz em latim – é um desafio vivenciado por todos nós. A cada dia de vida se aprende coisas novas sobre si mesmo – ou pelo menos se deveria aprender. Eu mesmo penso em quem sou eu todos os dias. Que sou eu como profissional, que pai sou eu, que marido sou eu... e assim por diante. Afinal, aprender sobre si não é mesmo fácil.

E tudo isso começa com conhecimentos muito básicos que estou vendo agora na Clara. É mágico, agradabilíssimo e quase indescritível ver como a neném aprende coisas novas sobre si. Atualmente ela descobriu seus braços. E olha, posso dizer com sinceridade, ela não consegue se controlar. A vontade de mexer os bracinhos é tão grande que parece que vai  sair voando... e quando ela encontra as mãozinhas diante dos olhos! O próximo passo e começar a mascar os dedinhos... isso gera para ela uma satisfação perceptível. Agarrar coisas é uma das atividades mais apreciadas.

E os pés? Estes são novos para ela. Deixá-la sem as meias faz com que ela esfregue um pezinho no outro com muita ênfase... mas com a sensibilidade da sola, ela faz cócegas em si mesma, e logo separa os pés, para em seguida recomeçar o esfrega...

Outra descoberta é própria voz... o gritinhos, resmungos longos e risos... são as novas formas de comunicação... todas estas aprendizagens são fascinantes... e sabemos que não acaba aqui!!!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Conte-nos uma história de amor!


Outro dia desse eu estava participando de um curso de oratória com Marina Machado. Uma das atividades do curso era ser entrevistado em uma rapidinha por ela em frente às câmeras. O último pedido da entrevista era “conte-nos uma história de amor!”. Então contei uma que quero compartilhar por aqui.

Vinte e duas horas

Claridade, muitas luzes

Espelhos, brilho.

Mão com mão

Uma mão suave, outra suada.

Objetos cortantes,

Cortes,

Sangue, choro...

Vinte e duas horas, dia 2, do 2, de 2012,
Nasce o amor, Clara Busatta Renaud,
Minha filha!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Conversando



Agora a pequena já tem 4 meses... e cada mês é uma grande alegria, cada dia tem uma novidade. Eu acho que ela será uma grande tagarela como o pai. Mesmo sem saber as palavras que nós usamos em nossa comunicação ela usa os sons que já consegue produzir e as oscilações que faz com os lábios e com isso constrói algumas longas conversas.

Isso não tem hora para começar... Pode ser depois de um banho, depois de uma mamada, logo depois acordar no meio da madrugada... Nada a impede de tagarelar. E quando entramos na conversa ela acompanha, belamente, a dinâmica da conversa, nos espera terminar e fala em seguida. Os códigos de comunicação não são os mesmos, mas lá no fundo a gente se entende.  O difícil é quando ela se cansa de tentar explicar e faz aquele lindo beicinho de véspera de choro... esse até dói lá no fundo, apensar de muito fofo!

domingo, 17 de junho de 2012

Não tem mais bebezinho


Muitas vezes tomamos sustos aqui em casa... Ou melhor, tomamos susto quando estamos na loja comprando alguma roupinha. Quando vamos provar a roupa de neném, tamanho p ou m, nos damos conta de como ela está grande. Tem que começar em G, com risco de já não servir.

É impressionante como as crianças crescem rápido. E mais rápido ainda deixam de ser bebê. Outro dia eu conversava sobre isso. Alguns pais me diziam que ao fechar os olhos os filhos não tinham o tamanho atual. Cada um sempre vê seus filhos menores. Eu entendo, quando fecho os olhos vejo a Clara ainda bem pequenininha, com apenas 50cm, cabendo totalmente no meu colo. Nunca tinha me dado conta como 18cm fazem diferença. Já extrapola o colo quando deitada.

Fico pensando como será no tempo em que esta diferença entre minha lembrança a estatura real não seja mais de centímetros, mas metros, quilos e anos... Nem posso imaginar! Acho melhor curtir cada centímetro...