sexta-feira, 16 de março de 2012

Bebês são todos iguais?

Depois que a Clara nasceu, tenho que dizer que algumas, aliás, muitas das ideias pré concebidas que eu tinha mudaram. Uma delas é comum a muita gente. Os bebês são todos iguais!

Antes de ser pai toda vez que eu ouvi essa frase eu concordava. E pensava ainda na famosa e muito falada "carinha de joelho". Até ficava preocupado em como eu faria para reconhecer a minha filha na maternidade e no berçário. Dizia que teria que ficar de olho nela até que colocassem a pulseirinha com o nome, para garantir que eu soubesse que era ela (neura de pai novato).

Mas depois que eu a vi nascendo. Depois que eu vi aquele rostinho saindo da barriga da mãe, lisinho (embora muitos não acreditem, mas sem as ruguinhas dos nenéns), e único. eu vi os traços únicos da minha filha, e quando cheguei no berçário e a vi ao lado de vários outros bebês, não vi a semelhança tão falada. Não tinha como eu confundir. Eu sabia exatamente como era a minha filha e quem era ela. Saí de lá com uma nova certeza... os bebês não são iguais. Cada um tem traços que o tornam único.  E a experiência de ver o nascimento faz com que cada um desses traços fique gravado nas memórias mais carinhosas, profundas e efetivas.




quarta-feira, 14 de março de 2012

Roteiros de passeios em Curitiba!


Curioso para conhecer mais sobre esse assunto de passear com crianças, encontrei o blog Passeio com crianças. Muito interessante! Encontrei lá um texto sobre locais em Curitiba para passear. Segue o texto que encontrei por lá:


 Veja os melhores roteiros selecionados para o público infantil:

Bosque do Alemão
O bosque do Alemão foi criado em homenagem aos imigrantes que ajudaram a construir a capital. O local é um dos pontos mais altos da cidade e possui atrações para todas as idades. Composto por uma grande diversidade de fauna e flora, o bosque encanta os olhos de qualquer um, independente da idade. O mirante conhecido como “Torre dos Filósofos” proporciona uma visão panorâmica de toda Curitiba. A parte predileta das crianças no Bosque do Alemão é a trilha João e Maria, uma simpática reprodução do famoso conto escrito pelos Irmãos Grimm; ao final da caminhada, eles encontram a casa da bruxa, que é uma biblioteca infantil.
Vila dos Animais

A Vila dos Animais fica está localizada na Região Metropolitana de Curitiba, em Campina Grande do Sul. O local é um parque temático que reproduz uma fazenda e possui matas, riachos e muitos animais domésticos. Monitores especializados e bem treinados estão presentes para garantir a diversão e segurança da criançada.
Teatro de Bonecos Dr. Botica
O Teatro de Bonecos Dr. Botica nasceu de uma grande paixão de Miguel Kringser, fundador do Grupo Boticário. O local da ênfase à milenar arte do teatro com bonecos que seduz crianças de todas as idades. O local foi especialmente projetado para esse tipo de apresentação e conta com espaço para 100 pessoas, além da “janela do teatro” onde são feitas pequenas apresentações gratuitas. Como ele fica no Shopping Estação, o programa pode ser esticado após as apresentações.

Jardim Botânico Curitiba
Não tem como visitar Curitiba e deixar o Jardim Botânico de fora de sua rota turística. O parque é o cartão postal da cidade e está localizado em uma região de fácil acesso, seja de ônibus ou carro. O local conta com aproximadamente 245 mil m² de muito verde, paz e tranqüilidade.  A estufa de vidro, símbolo do parque, foi desenvolvida com base no Palácio de Vidro de Londres. Dentro da estufa, você encontrará diversas espécies de plantas nacionais e internacionais, e o destaque é o Pau-Brasil, espécie tipicamente brasileira. O parque oferece também aos seus visitantes o jardim das Sensações, um local especialmente desenvolvido para que os visitantes tenham um contato mais íntimo com a natureza, aguçando seus sentidos, principalmente o tato e o olfato.

terça-feira, 13 de março de 2012

Everton Renaud

Everton Renaud: Sou pai, professor, filósofo e profissional da educação. Apaixonado pela vida, pelo trabalho, pela família e amigos, tento registrar e compartilhar tudo nas minhas palavras concentradas em meus blogs.

Vamos passear?

Hoje eu quero compartilhar e registrar como foi o primeiro dia de compras com a Clara. Foi, realmente, uma aventura! E olhe que a mocinha é super comportada e boazinha, como todos dizem.

Sábado de sol bonito, uma prova agendada na UFPR no início da manhã (bom pretexto para sair). Então porque não aproveitar o dia para passear com a nenem e fazer compras?! Pois é, foi o que pensamos, e depois da minha prova esperei a chegada das meninas. E começamos a caminhada pela rua XV, ponto de passeio de muita gente aos sábados.

Lá fomos nós, pelas sombras, olhando uma vitrine ou outra... chamando atenção das pessoas na rua. Afinal, parece que as pessoas não estão acostumadas a ver um pai (babão) carregando faceiro sua filha no colo. Entramos primeiramente em umas lojas de... roupinhas de bebês, é claro.

Aqui vale uma DICA: Quando sair com os bebês é importante escolher caminhos, horários e lojas mais calmas, frescas, com pouca aglomeração e certa tranquilidade.

Os vendedores já vieram brincar com a Clara, dizer que ela era linda e perguntar se ela já tem 3 meses, pois é grande, bonita, etc etc etc. E a surpresa com minha resposta: ela tem 40 dias... hehehe. Concordo que ela é grande mesmo, mas é engraçado como as pessoas ficam envergonhadas com o retorno. Se é assim, porque perguntar já afirmando a resposta? Corre-se o risco de ouvir o contrário.

Um dos fatos que me chamou atenção foi que normalmente quem mais admira, fala e pergunta da criança são as mulheres, mas nesse dia foi diferente... alguns rapazes vieram fazer graça com ela. Espero que sejam bons pais também... e que leiam meu blog (hehehe).

Depois fomos para uma loja de calças para a minha esposa. E enquanto ela provava as calças, a nossa filha dormia, tranquila... até que entraram algumas crianças na mesma loja com sua mãe. E aí também é engraçado, pois crianças ficam admiradas com bebês, e lá ficaram me rondando até que a Clara acordou... deu uma olhada, quase chorou, resmungou um pouco e... dormiu novamente. É, as vezes ela se comporta assim mesmo, se o assunto em volta não interessa ela abstrai e dorme. Preciso aprender isso com ela.

Depois andamos por mais algumas lojas com roupas para crianças, não resistimos e fizemos alguns investimentos e vestidinhos... e por fim chegando a uma loja de calçados. Já era hora de trocar fraldas. Então lá foi o pai para a empreitada. Novamente abaixo de diferentes olhares, afinal, quem vê tantos pais por aí indo ao fraldário???

O pior que o primeiro fraldário que a Clara encontrou não foi dos melhores... era meio improvisado, suspeito e pequeno... mas lá fomos nós e fizemos nosso trabalho. Depois disso só deu tempo de pagar o tênis e procurar um lugar adequado para amentar. Ela já estava desesperada.

Encerramos por aqui o passeio... vamos aguardar os próximos!

confira as Dicas para passear com as crianças!

Dicas para a hora do passeio

Na hora de passear com os bebês é importante ficar atento para alguns fatores:



Cuidado com o horário! 
Horas com muito sol e poucas sombras para se abrigar são perigosas para os bebês pequeninos que tem peles bem finas e sensíveis.




Escolha o lugar adequado!
Lugares muito agitados, ou com aglomeração de muitas pessoas são incômodos para as crianças. Alguns médicos aconselham até evitar, pois pode haver contaminação por algum vírus. Mas outros sempre dizem que não há passeios proibidos, só é importante escolher bem o roteiro.

Lembre de arrumar corretamente a bolsa!
A bolsa na hora do passeio é simples e rápida de ser montada: muda de roupa, fralda, trocador, sacola plástica, lenços umidecidos, pomada, e, quando necessário, brinquedos e alimentos.




No fim de tudo, é importante que a família possa ter uma vida social sadia com o bebê, ele não precisa ficar só em casa. Mas o conforto da criança e a possibilidade de atender suas necessidades devem ser critério na escolha dos passeios.





Fraldômetro! Você conhece?


A revista crescer publicou um texto sobre o preço das fraldas pelo mundo! Interessante!

Um dos maiores gastos de quem tem bebês é com as fraldas. Nada mais normal do que ter curiosidade sobre o preço delas em outros países. Para fazer essa comparação, a CRESCER se inspirou no Índice Big Mac, que compara o preço do sanduíche em várias cidades nos cinco continentes.
Como existem muitos tipos de fraldas descartáveis e elas são vendidas em quantidades diferentes, elegemos uma marca e um tipo apenas e consultamos com o fabricante o preço unitário em 12 países. O Brasil tem a terceira fralda mais cara entre os locais pesquisados e os nossos vizinhos argentinos são um dos que pagam mais barato pelo produto. Confira abaixo os preços em real e em dólar.