sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A Clara nasceu!




Hoje eu vou contar uma das experiências mais especiais da minha vida. Todas as palavras que eu puder escrever ainda não serão capazes de traduzir algo que é simplesmente intraduzível. Ver o nascimento da minha filha foi maravilhoso. Eu já senti frio na barriga outras vezes, mas nenhuma como o que senti na espera do parto. Já espera um horário marcado com tanta euforia e ansiedade, mas nunca como esperei o horário do parto da minha filha. 

Depois de um dia tranquilo de uma espera silenciosa – afinal eu não queria e nem podia transparecer nervoso e ansiedade para a mamãe da Clara, par não contagiá-la – fomos para a maternidade. O trânsito da tarde de um dia de semana em Curitiba estava surpreendentemente calmo, e nos levou em 30 minutos para a maternidade (nessa hora, 30 minutos passam como segundos, depois de 9 meses completos). Preenchemos uma montanha de papeis e respondemos a muitas perguntas e então fomos encaminhados para o quarto.

Ficamos na espera com a madrinha da neném e também com a nonna (denominação de uma das avós – isso eu explico certinho num outro post). Como a mamãe da Clara tinha que cumprir jejum completo, até de água, desde cedo, eu também evitei comer ou beber perto dela, para ajudar na empreitada. Então minhas idas ao corredor para molhar a boca que secava foram frequentes.

Eis que então alguém entrou no quarto. Era a enfermeira que ia iniciar os nossos preparativos. Primeiro, levou a mamãe para o centro cirúrgico, para ser preparada por lá. E o papai? Fui levado a uma outra sala de espera, onde fui gentilmente convidado a mudar minhas roupas para aquelas verdinhas, tradicionais de hospital. Nessa identificação clara de pai de bebê e com cara e muitas novidades, fica fácil de ser reconhecido. Na mesma sala encontrei um outro pai de primeira viagem, também de uma menina (diga-se de passagem, neste dia, próximo ao nosso parto, nasceram 6 meninas e 1 menino – o futuro será governado por elas). Já começamos a conversar e compartilhar as expectativas.

Quando finalmente chegou minha vez de ir para o centro cirúrgico, o coração disparou, subiu até na garganta e em seguida voltou pro lugar. Quando cheguei, a Jo já estava preparada. Então segurei na mão dela e acompanhei tudo, com orientação dos médicos. Desde os primeiros cortes até os últimos. Impressionante! Não passei mal e ainda achei lindo – coisa estranha. Mas o momento mais lindo foi quando, depois de um empurra por cima e um puxa por baixo, apareceu a minha menina. Não dá pra dizer o sentimento deste momento tão especial.

Ver a Clara saindo da barriga, linda, grande, chorona... Nossa, não tem explicação. Isso está gravado para sempre. Neste dia 2/2/2012, às 22h05 uma nova história começou para a Clara. Com 50cm e 3kg470g a nossa menina veio ao mundo perfeita. Do lado de fora, a nonna a madrinha e um dos tios esperavam ansiosos, e puderam compartilhar em seguida da primeira visão da Clara.


O parto foi rápido e as duas passam bem. Até breve!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A hora está chegando!



Nas últimas semanas temos convivido com a espera mais próxima. Confesso que estamos tentando ser serenos, mas não é nada fácil. Na última ida ao médico, o parto ficou previamente marcado para dia 2 de fevereiro, Hoje. A ansiedade aumentou para receber nos braços a Clara. Mas foi tão difícil quanto ou mais conviver com a possibilidade de fazer os últimos exames ontem e ter o “risco” de esperar mais um pouco.

No fim da tarde deste dia primeiro de fevereiro fomos fazer os exames. 3kg547g, 48cm e prontinha para nascer. Foi isso que descobrimos nos tais exames. Depois de constatar que o parto poderia acontecer neste dia 2, então o médico ligou para a maternidade, reservou a sala e marcou a hora para o grande momento. Um misto de sensações foi se acumulando.

É agora, tudo vai mudar! Uma sensação de não saber o que virá do dia seguinte. Além de alegria, orgulho, encantamento, também um pouco de medo. Será que vamos dar conta?! Tantas coisas passam pela cabeça. 

Sei que o coração está cheio de amor para receber nossa filha que foi tão esperada e já é tão amada, já foi amada desde que soubemos dela. Já era amada em nossos sonhos e planos. Quero aproveitar o momento para registrar a proximidade de tantos amigos. Alguns que estão longe, em regiões diferentes do país, mas estão todos torcendo pela Clara e nos dando muito carinho.


Amanhã, a essa hora, já terei nos braços a Clara. Em breve eu retorno contando tudo que aconteceu.