quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A hora do banho



O momento do banho é tão importante, mas também dá um medo no começo. Porém, depois de tirar a fralda e limpar o bebê, colocar na água e dar o banhozinho bem gostoso é sopa.


 Banho de bebê costuma vir acompanhado de trilha sonora - ou seja, muito chororô. Uma das explicações, segundo especialistas, é que, quando os pequeninos entram em contato com a água, logo se lembram do meio aquático do útero, um lugar fechado, escuro, quente e seguro. Quando percebem que estão em um ambiente claro, menos aquecido e aberto, ficam tensos.

A Clara agora toma banho ouvindo música. Foi mais uma alternativa que encontrei para diminuir o berreiro que ela fazia nessa hora. Era até fofo de ver... Agora, enquanto vou tirando a roupinha dela e conversando, já coloco a música. Quando entra na banheira ela fica mais quietinha (isso não quer dizer que ela não cante junto com a música, ou melhor, grite com a música – ás vezes).

É só manter a calma que ela se sente mais a vontade e segura. Claro que a banheira ajuda. Compramos uma um pouco grande. Agora começamos a usar o tal balde usado para dar banho em bebês. Pela teoria vai deixá-la mais calma. E isso eu já percebi pelo trato na banheira mesmo. Quando a bebê se sente mais segura, ela não chora, mas dependendo da posição que está, se não pode segurar em nada, fica bem nervosa. 

Confesso que gostei da experiência do balde no que se refere a ela ficar calma e tranquila e aproveitar bem o banho. Mas a lei da física diz que dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo, pense então como colocar um corpo duas mãos e dois braços... meio difícil, mas superado.

É um momento bem divertido. Não posso acompanhar todos os dias, pois nem sempre chego a tempo, mas quando consigo aproveito muito. Quem tiver dicas, não se envergonhe em me dar...

Nenhum comentário: