sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ser pai muda tudo


1
Nos meus poucos dias de pai – digo, pai com bebê no colo – muitas pessoas me perguntam sobre como é ser pai. Sobre o que muda com essa tal paternidade. Ao mesmo tempo que sou o mesmo, agora sou totalmente novo. Sou outro, sou pai. Eu nem pensava que isso pudesse significar tanta mudança, apesar de ter ouvido muito isso.

Eu me preparei bastante para a chegada da minha filha. E sempre me vi como pai, cuidando de um bebê. Mas passar pela experiência é quase indescritível. De uma hora para outra me vejo largando o espelho, meu companheiro de tanto tempo, com cabelos esparramados mesmo, para acolher o chorinho da minha filha. E comer? Isso não é mais prioridade! Quantas vezes já me peguei deixando a comida que acabei de colocar no prato, depois de estar com bastante fome, para ver a razão de um choro, uma gemida...

Outro dia, até na rua me peguei pensando diferente. Antes de atravessar a rua esperei cautelosamente – não que eu não fosse cauteloso antes, mas dessa vez fui ainda mais. E então quando atravessei me sentindo seguro, pensei: “É, se cuide para chegar em casa para sua bebê e sua esposa que te esperam lá”. Estranho. Ser pai faz com que ao mesmo tempo que a bebê seja uma prioridade, eu cuide muito bem de mim mesmo.

Entre outras mudanças, agora ando cheirando bebê. Trocas de fraldas, banhos e tempo no colo, tudo isso deixa o famoso “cheirinho de bebê” impregnado na roupa ou na pele. Tem coisa melhor? Ser pai muda tudo!

2 comentários:

Taci disse...

E o melhor de tudo é quando chega em casa... até o choro é gostoso... parabéns mais uma vez!!! beijos

Marli Fiorentin disse...

Fiquei emocionada! Que bom se todos os filhos pudessem ter um pai assim! Abraço e felicidades para toda a família!