segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aprender o mundo!



A tendência de quem fica com um bebê no colo é pensar que o melhor para ele é ficar deitado e de preferência dormindo. A Clara já não concorda mais com isso. Dormir então, é só nas horas mais necessárias em que ela não se aguenta mais, do contrário ela fica ali, acordada, firme – bem, às vezes nem tanto – mas não se rende ao sono.
Eu fico aqui pensando sobre o fato. Digo pra ela que se ela soubesse todos os motivos que vão ocupar as horas de possível sono dela daqui a algum tempo ela aproveitaria mais agora e dormiria. Nos dias frios eu também tento convencê-la de que é melhor  ficar enrolada nas cobertas, quente e quieta, pois chegarão dias em que o frio não será mais desculpa para ficar ali. Mas é claro que isso tudo nem interessa pra ela.
Mas por outro lado, tentando entender o que faria a minha menina largar esse conforto todo para ficar acordada de colo em colo descubro que é muito mais fascinante. Para ela são tantas novas cores, são tantos cheiros novos, sabores desconhecidos, ruídos, barulhos, palavras, rostos, expressões, animais, enfim... tem tanto mundo lá fora. Tanta coisa nova para aprender e conhecer, como alguém que tem tudo isso pela frente pode conseguir ficar dormindo?! Realmente não dá!
Isso inclusive me lembra um livro muito interessante que eu gosto muito e recomendo, vale a pena ler “Ei, tem alguém aí?” – do Jostein Gaarder. Trata desse assunto de ensinar o mundo para uma pessoa nova que não o conhece.
Depois desta percepção faço o possível para me lembrar disso todas as manhãs em que ela nos acorda com o nascer do dia e não estar aberta a negociações:  é hora de levantar e aprender o mundo!

Nenhum comentário: